Pré porteira
Os agentes atuantes no agronegócio “pré porteira” são as indústrias, as empresas produtoras de materiais genéticos e os distribuidores de insumos atacadistas, varejistas e seus representantes. O fato de no segmento existir poucas e grandes empresas, levam a uma caracterização de oligopólio, ou até mesmo monopólio, enquanto os produtores agrícolas são tomadores de preço, pois são pequenos, numerosos e desorganizados e isto está levando a uma diminuição na participação relativa no agronegócio (a participação absoluta está aumentando).Os principais insumos são: máquinas, implementos, equipamentos e complementos; água; energia; corretivos de solos; fertilizantes; agroquímicos; compostos orgânicos; materiais genéticos (mudas, sementes, sêmem e óvulo); Hormônio; Inoculantes; rações; sal; produtos veterinários.Dentro da porteira
A produção agrícola compreende o conjunto de atividades desenvolvidas no campo, necessárias ao preparo de solo, tratos culturais, colheita, transporte e armazenagem internos, administração e gestão dentro das unidades produtivas para a condução de culturas vegetais. Ciclo vegetativo: tempo necessário do plantio a colheita. Existem plantas anuais, com ciclo vegetativos de um ano; culturas perenes produzem por várias vezes. Culturas semi-perenes que florescem e frutificam poucas vezes. É importante também o preparo do solo, o cuidado com as mudas, viveiros, o plantio, os tratos culturais, a colheita e a pós- colheita. A produção agropecuária refere-se à criação de animais domesticados, incluindo as etapas do processo produtivo, desde as inversões em instalações, equipamentos, produção de alimentos, cuidados com os rebanhos até a venda dos animais e de seus produtos. Existem três tipos de sistemas de condução: intensivo (animais confinados), extensivo (animais soltos) e semi-intensivo (animais confinados e soltos). Independentemente do tipo de condução, o bom manejo é importante.
Pós porteira
É constituído basicamente pelas etapas de agro-industrialização e distribuição dos produtos agropecuários até atingir os consumidores, envolvendo diferentes tipos de agentes econômicos, como comércio, agroindústrias, prestadores de serviços, governo e outros. Dos segmentos do agronegócio é o que mais cresceu. Os produtores rurais: desinformados e pouco organizados, ofertando produtos mais comumente não e selecionados e não classificados.Os intermediários: são pessoas e/ou empresas que compram os produtos dos agropecuaristas e os repassam para outros níveis da comercialização. Representantes distribuidores e vendedores: repasse de produtos dos quais geralmente não são proprietários, ofertados em maiores quantidades e a serem comercializados em diversos pontos comerciais. São pessoas físicas ou jurídicas que representam determinadas empresas. Atacadistas centrais de abastecimento, bolsas de mercadorias e outros como Cédula de Produto Rural, governo, internet… supermercados, pontos de venda, feiras livres e outros inclusive exportação; os consumidores tem o papel mais importante no processo comercial. Importação, este segmento interfere diretamente em toda a comercialização interna, cujos produtos importados percorrem caminhos bastante similares aos produtos nacionais a partir do nível três (algumas agroindústrias e concentradores), mas que interferem mais a partir do nível cinco, com atacadistas e supermercados.